A aproximação de Portugal à Europa é de resto uma prioridade no plano estratégico nacional.
E nesse ponto de vista afigura-se a possibilidade de encurtar distancias através do TGV.
Uma ligação Lisboa-Madrid significaria uma aproximação à Europa a todos os níveis.
Esta ligação implicara um investimento da parte do estado de 3,3 mil milhões de euros, sendo que esta representa apenas uma fatia deste e que deverá ser paga a 40 anos, o resto do investimento será pago pelos fundos comunitários e pelas receitas do próprio projecto.
A isto ainda se junta a possibilidade de um troço que ligaria Sines à Europa, o que poderia representar óptimas notícias para Portugal, na medida que colocaria Sines como um porto de desembarque de mercadorias importantíssimo a nível europeu e com possibilidades de se afigurar como a principal porta de produtos de outros continentes para a Europa.
Para além da ligação Lisboa-Madrid, o governo português ainda pretende avançar com a ligação Lisboa-Porto. Mas esta ligação representaria um custo ainda mais elevado na ordem dos 3,8 mil milhões e devido a configuração do território português o TGV nunca chegaria á velocidade máxima e sendo assim nunca teria uma performance que justificasse a sua construção, uma vez que, esta ligação já se verifica através dos Alfa-Pendulares.
Apesar disto muitos catedráticos defendem o contrario, justificam que o traçado entre Lisboa e Porto teria um tráfego de passageiros superior, e assim, do ponto de vista de rentabilização da estrutura, seria muito mais utilizado que o traçado que ligaria Lisboa a Madrid.
Mas será que vale mesmo apenas concretizar esta ligação em alta velocidade tendo já uma eficazmente realizada pelos Alfa-Pendulares?
Concluindo, Portugal sendo um pais europeu tem de ter uma presença mais activa no espaço europeu. As vantagens que o TGV traria numa ligação Lisboa Madrid não só teriam um impacto social muito forte como poderiam melhorar a capacidade de escoar os nossos produtos. Claro que estaríamos ainda mais expostos aos produtos dos nossos parceiros do que estamos agora, mas não podemos viver para sempre numa pequena redoma de vidro porque isso não trará desenvolvimento algum, muito pelo contrario só nos conduzira ao retrocesso e ao isolamento.
Informações adicionais sobre TGV Lisboa-Madrid
Preço dos bilhetes deverá variar entre os dez e os duzentos euros
Tempo de Viagem será de duas horas e meia
Trajecto estará concluído em 2013
fontes:Preço dos bilhetes deverá variar entre os dez e os duzentos euros
Tempo de Viagem será de duas horas e meia
Trajecto estará concluído em 2013
imageshake.us
jn.pt
diarioeconomico.com
2 comentários:
serão gastos mais ou menos 900 milhoes de euros no TGV!
Na minha opinião, a construção do TGV Lisboa-Madrid seria fundamental. Não só pela questão da criação de emprego mas também pelo facto de colocar Portugal numa posição de maior destaque a nivel internacional, já que, existem milhares de pessoas que viajam através do TGV. Além disso o TGV é uma enorme fonte de receitas que iria fortemente contribuir para a Balança Corrente (e nesta na Balança de Serviços). No entanto acrescem-se vários senãos: primeiro as empresas aérias low cost, que permitem viajar por apenas 2euros! Ou seja, com apenas uma moeda podemos conhecer diversos sitios no Mundo! Então neste caso o TGV não se justifica porque para além de oferecer viagens mais longas estas também seriam de longe mais dispendiosas que os meros 2euros. Outra questão seria que mais uma vez estariamos dependentes das decisões do TGV espanhol relativamente aos horários e número de viagens já que eles são os nossos únicos vizinhos terrestres, criando algumas barreiras para a entrada de turistas. Mas apesar dos inconvenientes, o TGV é um investimento que se justifica e não é para daqui a 10 anos mas hoje! É nestas alturas de crise que se devem incentivar as empresas de construção civil a manterem os seus postos de trabalho, esta é a altura perfeita para deixarmos de ser uma pequena ervilha à beira mar, e mostrar-mos que somos um país aberto, que quer crescer que quer mostrar á Europa e ao Mundo aquilo que o nosso país tem de melhor!
Mariana Freire
Enviar um comentário