Felicidade: bem-estar, contentamento, qualidade ou estado de quem é feliz. Mas o que tem a felicidade a ver com a economia? Muito. Estudos mostram que há uma relação directa entre a felicidade e os nível do produto interno bruto dos países. Promover a felicidade pode, assim, ser um caminho para sair da crise económica e financeira que o mundo atravessa?
Parece que sim. De acordo com os participantes no debate "Do PIB ao Produto Interno da Felicidade", encontrar formas de promover a felicidade pode ser mais importante do que salvar bancos.
"A necessidade de perceber a relação entre felicidade e economia é maior em alturas de crise, que ameaçam aumentar os sentimento de depressão e 'stress'", concluiu o painel.
Durante muito tempo acreditou-se que não existia correlação entre os níveis do PIB e a felicidade. Afinal, era apenas um mito. Um estudo realizado em diversos países europeus concluiu que há uma forte relação entre as duas coisas.
Principalmente se estivermos a falar da felicidade ligada às relações humanas, especialmente com a família e os amigos. Um estudo publicado recentemente pelo "British Medical Journal", realizado por Nicholas Christakis, da Escola de Medicina de Harvard, e James Fowler, da Universidade da Califórnia, concluiu que a felicidade não é apenas uma escolha ou uma experiência individual, mas está também ligada à felicidade dos indivíduos com os quais temos ligações directas ou indirectas.
"A felicidade de uma pessoa pode contagiar aqueles com quem ela se relaciona", referia o estudo.
Pode ainda existir uma relação entre felicidade e democracia. Nos cantões suíços com maiores níveis de democracia registaram-se níveis mais elevados de felicidade.
Os participantes do debate defendem, assim, que os países devem criar índices de bem-estar para gerir as decisões políticas. E as empresas devem melhorar os ambientes de trabalho e promover a motivação. Tudo, em nome da felicidade e do crescimento económico.
30 de Janeiro de 2009
in Jornal de Negócios
1 comentário:
Muito interessante a notica Daniel
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