"CONTROLO DO ANDAMENTO" DA DÍVIDA PÚBLICA
O Governo espera arrecadar 6 mil milhões de euros com as privatizações previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). O anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, durante a apresentação das linhas mestras do PEC que está hoje a ser apresentado a partidos e parceiros sociais.
Ao mesmo tempo, estas privatizações vão "permitir controlar o andamento da dívida pública" e "permitir uma poupança de 0,1% do PIB em despesas com juros".
António 11ºD nº2
08/03/2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
De acordo com o nosso tema de matéria actual, deixei aqui esta pequena, mas interessante (acho eu...) notícia sobre as privatizações e os ganhos do Estado com estas. (uma vantagem das Privatizações)
Embora as privatizações tragam beneficios imediatos, como a entrada, neste caso, de 6 mil milhões de euros, a longo prazo existiram consequencias muito negativas já que uma boa parte das receitas do estado provêm do capital que este detém em grandes empresas como a EDP, que futuramente será totalmente privatizada. É por isso que na minha opinião, as privatizações deveriam ser feitas com uma maior cautela já que esta situação vai contribuir a longo prazo para o aumento do défice.
*existirão (3º linha)
Enviar um comentário