A queda dos preços do petróleo está a limitar investimentos essenciais e a colocar a oferta da principal fonte de energia em risco, disse hoje o secretário-geral da OPEP.
"Os preços actuais ameaçam a sustentabilidade dos investimentos [na indústria]. Ouvimos falar de cortes, atrasos e cancelamentos de projectos. Estão a colocar a oferta de petróleo em risco", afirmou el-Badri, na abertura de um seminário internacional de energia.
Já o ministro iraniano do Petróleo, Gholam Hossein Nozari, disse que o barril a 40 dólares "não é suficiente para desenvolver os campos petrolíferos".
"A longo prazo, com este preço muitos projectos de desenvolvimento serão suspensos e afectados por esta situação de crise", acrescentou.
O ministro da Energia argelino, Shakib Khelil, afirmou por seu turno que, se a crise económica prosseguir, "acontecerá um ajuste da oferta" o que provocará "tensões no mercado petrolífero".
Khelil disse que a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) deve tomar "sérias medidas" caso os preços do petróleo não voltem a subir até o final de Maio.
O ministro acrescentou ainda que seria "razoável" que o preço do barril de petróleo ficasse entre 70 e 80 dólares.
in diário económico
18 de Março 2009
18/03/2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário