OJE/Lusa
Os preços em Portugal devem ter caído em Janeiro, baixando a taxa de inflação média para 2,4%, segundo as previsões dos analistas.
O efeito sazonal dos saldos, que se iniciaram em Janeiro, também deve ter pressionado os preços em baixa.
Com um contributo positivo para a inflação estiveram os aumentos de alguns preços como a electricidade e os automóveis (estes reflectindo o aumento da fiscalidade, além da actualização normal dos preços pelos fabricantes), segundo Rui Constantino, economista-chefe do Santander Negócios.
Em Dezembro, a queda mensal tinha sido de 0,5%.
A taxa média de inflação em Janeiro deve ter baixado 0,2 pontos percentuais, para 2,4%, de acordo com a média das previsões dos analistas, e em termos homólogos deve ter recuado 0,2 pontos para 0,6%, para um novo mínimo da série iniciada em 1978.
O Instituto Nacional de Estatística divulga sexta-feira o índice de preços no consumidor de Janeiro.
Para o conjunto de 2009, as últimas previsões do Governo (do orçamento suplementar) apontam para uma taxa de inflação de 1,2%, valor mais elevado do que os 0,9% estimados pelos analistas.
Se os preços tiverem caído 0,3% em Janeiro e ficarem inalterados em todos os outros 11 meses até ao final do ano, Portugal chegaria ao fim de Dezembro com uma taxa de inflação média de 0,9%.
Sem comentários:
Enviar um comentário