14/01/2009

Notícia da Semana

Publicada por Francisco Freire
Desemprego domina primeira semana de 2009


O banco central de Inglaterra deverá anunciar, no final da semana, um novo corte da taxa de juro, o quarto desde Julho de 2008, para 1,5%.
Na primeira semana do ano, as atenções vão estar viradas para os números do desemprego. A zona Euro e os EUA divulgam a 8 e 9 de Janeiro, respectivamente, as taxas de desemprego.
O aumento do desemprego não está a afectar apenas a Zona Euro, do outro lado do Atlântico, a grave recessão económica está a provocar rápida subida do número de desempregados. Os EUA perderam 533 mil postos de trabalho só no mês de Novembro, a maior perda desde Dezembro de 1974. A taxa de desemprego excedeu as estimativas de todos os economistas consultados pela Bloomberg, ao avançar para os 6,7%, é o valor mais elevado desde 1993. As previsões indicam, agora, que a taxa de desemprego pode ter atingido os 7% no último mês de 2008.
O presidente eleito, Barack Obama, que toma posse no dia 20 deste mês, já anunciou um plano de combate ao desemprego, tendo prometido a criação de 2,5 milhões de postos de trabalho em dois anos.

2 comentários:

Mariana Freire disse...

Em Portugal é seguro que o emprego chegue aos dois digitos. Um fenomeno inédito, se pensarmos que em 2001 era de cerca de 2%.
Acho que o nosso primeiro ministro, devia apostar ainda mais nas energias renováveis: criava postos de trabalho, reflosrecia certas zonas isoladas, e teriamos uma divida externa muito menor (já que a energia pesa muito nesta matéria)

Mariana Freire disse...

Peço desculpa queria dizer na primeira linha desemprego.